caio prado biografia

Uma biografia política

Uma biografia política: No último 31 de outubro, o livro “Caio Prado Júnior, uma biografia política” alçou voo à conquista de novos leitores. O prêmio Jabuti reconheceu o esmiuçada obra do historiador Luiz Bernardo Pericás na categoria biografia.

Uma biografia política

Nossa crítica literáriaO livro, aparentemente, começa de forma maçante. Na introdução, o autor optou por descrever como o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels se espraiou mundo afora até chegar a América Latina.

O texto inicial, contudo, é ótimo contexto para pontuar que Prado Junior integra a “linha cronológica e cultural e cultural do desenvolvimento do marxismo nas Américas”. 

Caio Prado Júnior, uma biografia política”

A originalidade do personagem é impactante, como mostra Pericás. Filho de família abastada e produtora de café no auge da produção do grão em São Paulo, Prado Junior trocou as benesses da vida privada por uma caminhada  associada à atividade intelectual, ao ativismo político e ao comunismo. 
Caio Prado Júnior, uma biografia política

uma biografia política

Pericás venceu um grande desafio. Caio Prado Junior já vem sendo estudado à exaustão no dia a dia acadêmico. Primo do biografado, valeu-se do parentesco para entrevistar familiares e trazer à tona um “Caíto, como era chamado entre os íntimos, bem mais complexo do que até então se pareceu crer.

Não à toa, o autor aprofunda algumas relações pessoais do vigoroso intelectual, a fim de tornar quente o debate sobre a trajetória política do biografado.
No fundo, no fundo, trata-se de um livro de um personagem apaixonado pelo seu pais e comprometido por uma luta contra um Brasil que insiste em ser colônia em pleno 2017. Que falta faz Caio Prado Junior nos dias de hoje. 
Comentários (facebook)